A higiene bucal é a prática de manter a boca, os dentes e as gengivas limpos e saudáveis prevenindo e evitando assim, problemas tais como cárie, periodontite, gengivite, halitose e entre outros.
Qual é a finalidade da higiene bucal?
- Prevenir e evitar a formação da placa bacteriana que se forma sobre as superfícies dentárias. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde bucal como o tártaro, as cáries, a gengivite e a periodontite.
- Melhorar sua qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes estragados ou com a falta destes, não consegue mastigar corretamente os alimentos, pode ter dificuldade para falar e até mesmo para sorrir. Uma boa higiene bucal permite que você consiga desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a sua fala. Evita ainda situações embaraçosas como a halitose e aumenta sua autoestima mantendo seu sorriso saudável.
Escove bem os dentes principalmente após as refeições e utilize o fio dental diariamente; consuma alimentos balanceados, não exagere nos doces, evite alimentos ricos em açúcares; utilize produtos de higiene oral que contenham flúor e vá ao dentista regularmente.
Texto escrito pela Dra. Simone de Brito Ruiz – CRO 57813.
Formação em odontologia hospitalar e intensiva pelo Instituto Brasileiro de Odontologia Intensiva. Atualmente trabalha como odontóloga no Hospital Sepaco.
A equipe PacienteGraveUTI agradece a Dra. Simone de Brito Ruiz pela parceiria na UTI nos últimos anos e parabeniza ela e os demais colegas pelo dia do dentista.
Dia 25 de outubro, dia do dentista.